Lousada respira tradição

Paisagens e beleza natural são cartões de visita.
Por Aureliana Gomes|07.05.18
Banhado pelos rios Sousa e Mesio, o concelho de Lousada é considerado o coração do Vale do Sousa. Terra de grande beleza paisagística, é também a vila com a população mais jovem do País.

Localizada a cerca de 45 quilómetros do Porto, Lousada tem cerca de 50 mil habitantes, distribuídos por 25 freguesias. Ponto de referência da Rota do Românico, apresenta seis monumentos de origem românica que marcam pela sua beleza e opulência. Entre eles a Torre de Vilar, situada na freguesia de Torno. Com 14 metros de altura, a construção do século XIII está implantada no topo de um outeiro e insere-se como um modelo das primeiras torres senhoriais do País. Mas há muito mais para ver e visitar na vila.

As capelas e ermidas conservam as devoções de caráter mais popular, das quais se destacam a do Senhor dos Aflitos, bem no centro de Lousada. De feição barroca, apresenta-se como um postal ilustrado da vila com uma escadaria exponencial. A par da capela, pode apreciar o jardim do monte do Senhor dos Aflitos, uma zona arborizada com árvores centenárias, dois parques infantis, um lago com repuxos e espaços para passear.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!