Mosteiro e citânia contam história de Paços de Ferreira

Cidade é conhecida como a capital do móvel, mas tem muito mais para oferecer aos visitantes.
Por Ana Isabel Fonseca|14.08.18
  • partilhe
  • 1
  • +
É conhecida como a capital do móvel, mas na realidade Paços de Ferreira tem muito mais para oferecer. Trata-se de uma cidade bastante rica e visitar esta localidade é quase uma viagem no tempo. Exemplo disso mesmo é a Citânia de Sanfins, uma estação arqueológica que é hoje uma das principais testemunhas da cultura castreja do noroeste peninsular.

Ocupa 18 hectares e as escavações deixaram a descoberto uma centena e meia de habitações. Quem visita este local pode ver a reconstrução destas unidades familiares, que começaram a ser construídas no século XI a.C. e pode também ficar a conhecer o museu, que exibe peças encontradas nas escavações.

Um outro importante marco da história desta região é o Mosteiro de Ferreira, considerado uma das joias do património das Terras do Sousa. Teve uma forte influência na Idade Média, nomeadamente no povoamento e desenvolvimento agrícola e cultural da região. Trata-se, também, de um importante testemunho da arquitetura do século XII que possui uma força e uma robustez verdadeiramente impressionantes.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!