Sub-categorias

Notícia

Receita para amadores: bolo de chocolate e miolo de amêndoa

Chef José Júlio Vintém pegou nas tradicionais amêndoas para decorar um bolo de chocolate. Siga a receita.
Por Edgardo Pacheco|29.07.16
Receita para amadores: bolo de chocolate e miolo de amêndoa
Receita está nas mãos da família há décadas Foto Vítor Mota
Em Portalegre não há amendoais, mas, por razões misteriosas, aqui se instalou uma indústria de amêndoas com açúcar e chocolate com tremenda fama, gerida há décadas pela família de José Júlio Vintém, o conhecido chef do restaurante Tomba Lombos. O avô deste trabalhou na casa de uns senhores de Portalegre que desenvolveram as técnicas rudimentares de ligação do açúcar com o miolo das amêndoas. Passou a arte à filha Joaquina que, com o apoio de toda a família, dá ainda continuidade à marca Amêndoas de Portalegre. O processo industrial é muito curto (começa a seguir ao Carnaval e termina pouco tempo antes da Páscoa), pelo que toda a família se dedica a açucarar e a achocolatar qualquer coisa como 4 toneladas de miolo.

Longe vão os tempos em que o processo era manual, mas, ainda assim, cada ‘fornada’ de amêndoas demora 4 horas na caldeira de cobre. Depois das amêndoas entrarem no recipiente, José Maria, Joaquina ou os filhos José Júlio e Marco têm de verter uma calda ora de açúcar ora de chocolate, até que as amêndoas ganhem a espessura de açúcar pretendida.

Os nutricionistas bem podem escrever tratados no sentido de redução da ingestão de açúcar que isso não demove João Maria e Joaquina. "A receita é esta e sempre assim será", diz a mãe do cozinheiro, que além das amêndoas doces domina como poucas a arte da doçaria conventual.

Do miolo de amêndoa ao bolo de chocolate

Esta é daquelas receitas que até um amador de cozinha consegue fazer. Mistura-se primeiro 100 g de farinha com 250 g de açúcar.



pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Receitas

pub