Acerca de C-Studio

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo Cofina. É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Linhas Vermelhas

Patrocinado por

Vibrolandia

Como tratar a ejaculação precoce

É um problema sexual frequente que afecta psicologicamente quem padece deste distúrbio. A boa notícia é que há solução
11.10.18
  • partilhe
  • +
Como tratar a ejaculação precoce

"Nenhuma mulher adulta é fã de ejaculação precoce." A citação pertence a um dos mestres da literatura norte-americana Kurt Vonnegut, conhecido pelo seu humor cáustico. Arriscamos dizer que nenhum homem é fã. A ejaculação precoce (EP) atinge cerca de 30% dos homens e é frequentemente uma causa de insatisfação sexual do casal.

Também apelidada de ejaculação prematura, pode ter origens psicológicas ou, na maioria grande parte dos casos, orgânicas. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Andrologia, "75% dos casos estão associados a doenças de transmissão sexual, em particular a prostatite e a uretrite". Stress, cansaço, ansiedade são outros dos fatores que potenciam a ejaculação prematura. Aliado ao medo de uma má prestação sexual, a ejaculação precoce pode conduzir a problemas ainda mais graves, como a disfunção erétil ou impotência.

Como tratar

O estigma associado à má prestação sexual faz com que muitos homens sintam vergonha e tentem ultrapassar o problema sem recurso a auxílio médico. Mas a verdade é que a maioria dos casos de EP pode ser combatida com tratamento especializado. Três em cada quatro casos de ejaculação precoce são tratados satisfatoriamente com terapia sexual, através do uso de antibióticos e/ou antidepressivos e com massagens.

Muitos homens que sofrem de EP recorrem a técnicas de distracção, como pensar em situações não eróticas durante o ato sexual, ou à masturbação antes do ato para retardar a ejaculação.

Entre as técnicas de combate à ejaculação precoce de maior sucesso encontram-se a compressão da base da glande do pénis, em que o homem, ou a mulher, deve comprimir a glande durante cinco segundos quando surgem os primeiros sinais de ejaculação, de controlo do músculo PC (pubococcígeo), o músculo que controla o ato de terminar de urinar, e de stop-start, que consiste em interromper o coito antes de ejacular.

Os geis retardantes ou as massagens Nuru têm eficácia comprovada no tratamento da EP, quando combinados com terapêuticas prescritas por um médico.