Dívida pública sobe 4,2 mil milhões de euros em abril

Idas ao mercado do IGCP engordaram o endividamento público.
01.06.18
  • partilhe
  • 0
  • +

A dívida pública aumentou 4,2 mil milhões de euros apenas em abril deste ano, após uma subida de 2,3 mil milhões de euros no primeiro trimestre. Nos primeiros três meses do ano, o rácio da dívida pública no PIB foi de 126,3%, menos uma décima do que tinha sido anunciado. Este aumento em abril justifica-se pelas emissões de obrigações de Tesouro.

"Em abril de 2018, a dívida pública situou-se em 250,1 mil milhões de euros, aumentando 4,2 mil milhões de euros relativamente ao final de Março", lê-se na nota de informação estatística divulgada esta sexta-feira pelo Banco de Portugal. A entidade liderada por Carlos Costa explica que "para este aumento contribuiu essencialmente o acréscimo dos títulos de dívida, maioritariamente por via da emissão de obrigações do Tesouro".

O Banco de Portugal refere ainda que "os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 2,5 mil milhões de euros, tendo a dívida pública líquida de depósitos registado um acréscimo de 1,8 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 225,0 mil milhões de euros". 

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!