Sub-categorias

Notícia

Azeite de luxo

Nove jovens olivicultores de Trás os Montes criaram uma empresa para promover seis marcas de azeite no mercado interno e no estrangeiro.
Por Edgardo Pacheco|09.08.17
Azeite de luxo
O lote que junta as seis marcas revela complexidade aromática, com notas de amêndoa e banana verde (10 €) Foto Direitos Reservados
Nove jovens produtores de Trás- -os-Montes criaram uma marca para promover os seus azeites, por forma a driblar as regras leoninas do mercado. O grupo chama-se YEP e os produtores são Francisco Mendonça e Moura e Bernardo Eiró, pela marca 2A Tua; Edgar Morais, pelo azeite Caixeiro; Francisco e António Pavão, pela Casa de Santo Amaro; Conceição e António Manso, pela marca Casa Valpereiro, Pilar Abreu Lima, pelo Magna Olea e Francisco Rocha Pires, pelo azeite Mont’alverne.

YEP é um acrónimo para Young Evoo Producers, sendo que Evoo é o conceito de azeites virgem extra em inglês (Extra Virgin Olive Oil). O grupo pretende dar a conhecer, cá dentro e lá fora, a qualidade e a genuinidade dos azeites de Trás-os-Montes.

A genuinidade é aferida pelo facto de cada marca apresentar o selo de denominação de origem protegida.
Estes azeites são feitos a partir das variedades Cobrançosa, Verdeal e Madural, responsáveis por azeites com notas bastantes verdes e frescas no nariz, com a boca a registar sempre sensações amargas e picantes. E quem quiser provar um azeite que junta as seis marcas tem aqui este YEP Six Elements.


pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!