Sub-categorias

Notícia

A beleza de Baião que conquistou Eça

Concelho com maior percentagem de área verde no Porto tem dólmenes datados do período neolítico.
Por Nelson Rodrigues|21.04.17
  • partilhe
  • 4
  • +
É um dos municípios portugueses com melhor qualidade ambiental, contando com a maior percentagem de área verde e florestal do distrito do Porto. Falamos de Baião, concelho conhecido pelos inúmeros recursos naturais e de rara beleza como a serra da Aboboreira, a serra do Marão ou os rios Douro, Teixeira e Ovil.

A serra da Aboboreira, de elevado valor natural no concelho, tem sido, desde 1978, palco de um estudo sistemático dos valores arqueológicos, dos quais se destacam os monumentos megalíticos, principalmente os dólmenes funerários, erguidos no Neolítico, entre o V e o IV milénio antes de Cristo.

Construídos em pedras de média e grande dimensão, sobrepostas e em posição vertical, estes monumentos têm no topo uma tampa, igualmente em pedra. Só no concelho de Baião há cinco dólmenes a visitar, como o de Chã de Parada (Monumento Nacional desde 1910), com gravuras nos esteiros e com um corredor de acesso. A destacar ainda o dólmen do Outeiro de Ante 1, construído numa elevação natural, sobressaindo fortemente na paisagem.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias