Ambliopia causa dificuldades na leitura e dores de cabeça

O cérebro rejeita a imagem desfocada que é enviada pelo olho que vê pior e favorece o outro.
Por Daniela Polónia|07.07.18
  • partilhe
  • 0
  • +
Se o seu filho se queixa de dores de cabeça, tem os olhos vermelhos, não se interessa pela televisão e por outras atividades que impliquem esforço visual, deve levá- -lo ao oftalmologista, pois pode estar perante sintomas de ambliopia.

"Em idade escolar, há ainda os erros a copiar do quadro e as dificuldades na leitura. O problema é que em crianças mesmo muito pequenas, geralmente, nem há qualquer sinal de alerta para os pais, o que pode tardar o diagnóstico", diz a médica oftalmologista pediátrica Mariza Fevereiro Martins.

Desde que nascemos, os olhos enviam imagens para o cérebro, que as interpreta. "Na ambliopia - ou olho preguiçoso - há uma imagem nítida e outra desfocada, que vai prejudicar a nitidez da imagem final. Assim, o cérebro rejeita o que é enviado pelo olho que vê pior e favorece o outro. Quando coloco os óculos de que a criança precisa, aquele olho continua a não ver bem porque não foi estimulado ao longo do tempo", explica a especialista do Hospital Cuf Descobertas, em Lisboa.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!