Sub-categorias

Notícia

Atenas "pronta" para absorver filiais de bancos cipriotas

Atenas está pronta para absorver as filiais dos três bancos cipriotas na Grécia, avançou o ministro grego das Finanças, depois de a zona euro ter acordado em alterar uma imposição polémica sobre os depósitos bancários da ilha mediterrânica.

19.03.13
  • partilhe
  • 0
  • +

"Estamos prontos para assumir os ativos e passivos dos bancos cipriotas na Grécia", disse o ministro das Finanças, Yannis Stournaras, na segunda-feira à noite, explicando que as subsidiárias dos bancos do Chipre na Grécia estão isentas deste imposto.

Na Grécia, estão presentes três filiais de bancos cipriotas: o Banco do Chipre, o Banco Helénico e o Banco Popular de Chipre.

O parlamento de Chipre agendou para hoje a votação de um novo imposto sobre depósitos bancários em troca do resgate internacional negociado com a 'troika', que originou reações de apreensão e uma vaga de protestos.

Depois de inicialmente estar previsto que em contrapartida pela concessão de um empréstimo de 10 mil milhões de euros a Nicósia todos os depósitos bancários no Chipre seriam submetidos a um imposto excecional até 9,9%, os ministros das Finanças da zona euro aceitaram a proposta de Chipre de excluir os proprietários de contas bancárias com menos de 100 mil euros da taxa especial.

O acordo foi feito entre as autoridades cipriotas, a zona euro e o Fundo Monetário Internacional (FMI), tendo sido também proposto um plano de privatizações e um aumento do imposto sobre as sociedades empresariais de 10 para 12,5%.

A adoção da taxa sobre depósitos bancários vai ser votada hoje pelo parlamento do Chipre.

As filiais dos bancos cipriotas na Grécia estão encerradas. Também a bolsa cipriota anunciou que vai estar encerrada esta terça e quarta-feira.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
1 Comentário
  • De Nuno19.03.13
    Um cego a ajudar um coxo
    Responder
     
     0
    !

Mais notícias