Sub-categorias

Notícia

Aveiro: GNR apreendeu mais de meia tonelada de bivalves contaminados

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR anunciou esta quinta-feira ter apreendido mais de meia tonelada de bivalves que terão sido apanhados na ria de Aveiro durante o período de interdição em vigor, declarado pela autoridade sanitária.
31.05.12
  • partilhe
  • 0
  • +
Aveiro: GNR apreendeu mais de meia tonelada de bivalves contaminados
No total, a GNR apreendeu 387 quilos de amêijoa japonesa, 43 quilos de amêijoa boa, 101 quilos de amêijoa macha e 39 quilos de berbigão Foto D.R. / Arquivo

Nos últimos dois dias, o subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro da GNR montou uma operação para prevenir e reprimir a apanha das espécies proibidas, evitando a sua comercialização e consequente chegada ao público.

Durante esta operação, as autoridades interceptaram na Póvoa do Baixo, Estarreja, um homem a carregar para uma viatura 501 quilos de amêijoa e 39 quilos de berbigão, com um valor comercial de 3407 euros.

O homem, de 45 anos de idade, residente na área onde foi efetuada a apreensão, foi identificado e constituído arguido.

Na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, foi intercetado outro homem, de 25 anos de idade, residente na zona, pelos mesmos motivos, quando transportava na sua viatura 30 quilos de amêijoa macha, com um valor comercial de 300 euros.

No total, a GNR apreendeu 387 quilos de amêijoa japonesa, 43 quilos de amêijoa boa, 101 quilos de amêijoa macha e 39 quilos de berbigão. Todo o produto da apreensão foi de imediato devolvido à ria.

A apanha e a comercialização de bivalves na ria de Aveiro estão proibidas desde o passado dia 25 de maio, de acordo com um edital da Capitania do Porto de Aveiro, devido à presença de toxinas DSP, conhecida por causar intoxicação diarreica.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cm ao Minuto

Pedro Santana Lopes

Ousar mudar

Temos de reconsolidar a recuperação económica, não é tempo de aventuras.

Eduardo Cintra Torres

Improviso preparado e pré-gravado

Improviso preparado e pré-gravado

Na SIC até aplaudiram o êxito da estreia 'D'Improviso', que venceu 'Masterchef' e 'The Voice'. Mas quanto tempo podem improvisos interessar?

Leonardo Ralha

Como se diz não à Jamaica

A Jamaica só não terá lugar em Berlim porque os liberais recusaram abandonar os seus princípios para satisfazerem exigências dos Verdes.

Padre António Rego

Falar de Deus

Deus não permite que estejamos satisfeitos com a nossa mediocridade.

pub