Benfica contra Fenerbahçe na pré-eliminatória da Liga dos Campeões

Águias vão defrontar os turcos do Fenerbahçe para chegar ao Play-off, primeira mão joga-se em Lisboa.
23.07.18
O Sport Lisboa e Benfica vai defrontar os turcos do Fenerbahçe para tentar o acesso ao play-off da Liga dos Campeões. Os jogos desta eliminatória decorrem a 7, 8 e 14 de Agosto.

A primeira mão realiza-se a 7 ou 8 de agosto, no Estádio da Luz, em Lisboa, e a segunda a 14, em Istambul.

SL Benfica vai jogar contra Fenerbahçe




O Benfica vai defrontar pela terceira vez o Fenerbahçe nas taças europeias de futebol, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, depois de ter afastado os turcos em 1975/76 e 2012/13.

Há 43 anos, os 'encarnados' resolveram o confronto da primeira eliminatória da Taça dos Campeões na primeira mão, com uma goleada por 7-0 na Luz, perdendo depois por 1-0 na Turquia.

Volvidos 37 anos, o Benfica voltou a perder pelo mesmo resultado fora, agora na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, mas retificou na Luz, com um triunfo por 3-1 que valeu um lugar na final de Amesterdão.

No primeiro embate, a 17 de setembro de 1975, os 'encarnados', comandados de Mário Wilson, escreveram uma das mais robustas vitórias da sua história europeia, ao baterem os turcos por sete golos sem resposta.

Jordão, autor de um 'hat-trick' na segunda parte, com golos aos 60, 75 e 84 minutos, foi a grande figura do encontro, secundado por Nené, que 'bisou' (37 e 72). Também marcaram Shéu (22) e Sabahattin Erboga, na própria baliza (43).

Na segunda mão, para 'cumprir calendário', os turcos venceram por 1-0, graças a um tento de Engin Verel, aos 75 minutos.

Em 2012/13, a eliminatória começou em Istambul e os turcos voltaram a vencer em casa por 1-0, também com um golo apontado na segunda parte, aos 71 minutos, por Egemen Korkmaz.

Na segunda mão, na Luz, a 02 de maio de 2013, o argentino Nicolás Gaitán igualou o confronto logo aos nove minutos, mas, aos 23, holandês Dirk Kuyt empatou o jogo, na transformação de uma grande penalidade, colocando os turcos na frente.

O Benfica ficou a dois golos do apuramento e conseguiu marcá-los, obra do seu melhor marcador estrangeiro de sempre, o paraguaio Óscar Cardozo, que 'bisou', com um tento ainda na primeira parte, aos 35, e outro na segunda, aos 66.

Em relação a esse encontro, André Almeida e Luisão podem repetir a titularidade, seis anos volvidos, tal com o guarda-redes Volkan Demirel, nos turcos.

O Fenerbahçe, segundo classificado do último campeonato turco, tem em 2018/19 um novo treinador, o holandês Philippe Cocu, que substituiu Aykut Kocaman.

Quanto ao plantel, destaque para a presença dos defesas Skrtel, Neustädter e Isla, dos médios Giuliano, Sousa (ex-jogador do FC Porto), Dirar e Valbuena e do avançado Soldado.

O encontro da primeira mão realiza-se a 07 ou 08 de agosto, no Estádio da Luz, em Lisboa, e o da segunda a 14, em Istambul.

Os 'encarnados' procuram juntar-se ao campeão nacional FC Porto, que tem lugar garantido na fase de grupos, sendo que, além da terceira pré-eliminatória, ainda terão de ultrapassar um 'play-off', a 21 ou 22 e 28 ou 29 de agosto.


Restante sorteio da pré-eliminatória

- Paok ou Basileia joga contra o Spartak de Moscovo
- Slavia de Praga joga contra o Dinamo de Kiev
- Standard Liège é a primeira equipa a ser sorteada e vai jogar contra Ajax ou Sturm Graz.




Datas da pré-eliminatória da Liga dos Campeões

Os jogos da pré-eliminatória decorrem a 7, 8 e 14 de agosto. As quatro equipas que seguirem em frente vão ter ainda de jogar o play-off de acesso à fase de grupos.





pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!