Sub-categorias

Notícia

Carlos e Camilla visitam Parque de Monserrate

O príncipe Carlos de Inglaterra visitou esta terça-feira o palácio de Monserrate, em Sintra, onde com a mulher, Camila, duquesa da Cornualha, plantou uma rosa no espaço fortemente ligado à presença britânica em Portugal.
29.03.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Carlos e Camilla visitam Parque de Monserrate
Carlos e Camilla plantaram uma rosa no parque de Monserrate Foto José Sena Goulão/Lusa

Por volta das 15h00, o casal real deu entrada na vila histórica que o poeta inglês do século XIX, Lord Byron, apelidou de "glorioso Éden", dado o ambiente romântico do local. À sua espera no Parque de Monserrate estavam duas centenas de pessoas, entre portugueses e ingleses - parte delas cantou os parabéns à ministra da Cultura que hoje assinalou o 50.º aniversário - além da ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, e do presidente da câmara de Sintra, Fernando Seara.

À chegada, Carlos e Camila cumprimentaram os presentes que cerca de uma hora antes começaram a concentrar-se em filas. "Sintra tem este misticismo", disse o príncipe a uma das pessoas enquanto apontava para a verdejante paisagem envolvente. 

Inicialmente estava previsto que o casal plantasse duas rosas no novo roseiral de Monserrate, que ocupa uma área de seis mil metros quadrados, contando 800 roseiras de 200 variedades mas, as medidas de segurança ditaram que esta iniciativa fosse reduzida a dois vasos junto ao palácio.

De seguida o casal visitou o palácio, construído no século XVIII pelo comerciante inglês Gerard de Visme, e restaurado um século depois pelo também britânico Francis Cook. O parque e palácio de Monserrate fazem parte do património de Sintra classificado pela UNESCO e tem sido recuperado pela empresa Parques de Sintra Monte da Lua, com a colaboração da associação "Amigos de Monserrate".  

Segundo o presidente da Câmara de Sintra, o casal britânico mostrou "a sua extrema simpatia", tendo o príncipe Carlos expressado a sua "vontade em voltar" a Sintra numa próxima visita a Portugal.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cm ao Minuto

pub