"Chá" de grafeno descontamina água com metais tóxicos

Uma equipa da da Universidade de Aveiro desenvolveu um novo produto capaz de descontaminar água com metais tóxicos.
Por Lusa|13.07.15
  • partilhe
  • 0
  • +
"Chá" de grafeno descontamina água com metais tóxicos
Universidade de Aveiro Foto Manuel Azevedo

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro desenvolveu um novo produto, que se parece com pacotinhos de chá e contém óxido de grafeno, capaz de descontaminar água com metais tóxicos como o mercúrio, anunciou esta segunda-feira fonte académica.

Os estudos realizados pelos investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e do Departamento de Química (DQ) da UA demonstraram que, com apenas 10 miligramas de óxido de grafeno por cada litro de água, contaminada com 50 microgramas de mercúrio por litro de água, foi possível, ao fim de 24 horas, remover cerca de 95 por cento desse metal altamente perigoso para o sistema nervoso central.

"Não existe no mercado um produto que apresente as características deste", garante Paula Marques, investigadora do DEM. A coordenadora da equipa que desenvolveu os saquinhos, um produto patenteado e que já suscitou o interesse de algumas empresas nacionais, lembra que "foi já efetuada uma experiência comparativa com carvão ativado, o material mais comummente usado para este tipo de aplicações, tendo o óxido de grafeno mostrado uma eficiência muito superior".



pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!