Sub-categorias

Notícia

Clima mais quente propicia violência

Antevêem-se consequências desastrosas caso persista o aquecimento global.
02.08.13
  • partilhe
  • 0
  • +
Clima mais quente propicia violência
Foto Artem Furman / iStockphoto

Um clima mais quente leva ao aumento da violência, indica um estudo norte-americano publicado recentemente na revista 'Science', que permite antever consequências desastrosas caso persista o aquecimento global da Terra.

Realizado por cientistas das Universidades de Berkeley (Califórnia) e de Princeton (Nova Jérsia), o estudo estabelece uma ligação entre temperaturas mais elevadas e um aumento da violência, com base em mais de meia centena de investigações sobre a mesma questão em disciplinas como a arqueologia, a climatologia, a ciência política ou a economia.

Uma delas assinala que os crimes, como agressões, homicídios, violações, violência doméstica, são mais frequentes quando a temperatura é mais elevada.

Outra análise, por exemplo, mostra que durante os períodos mais quentes e secos da oscilação sul do El Niño "duplica a probabilidade de qualquer país nos trópicos começar uma nova guerra civil".

"As provas indicam que os seres humanos mostram pouca capacidade para lidar com a exposição a temperaturas mais quentes", refere Marshall Burke, co-autor do estudo, num comunicado citado na agência France Presse.

Os investigadores consideram que o calor também pode ter efeitos psicológicos que conduzam a reações violentas, afirmando que a explicação para o fenómeno não é óbvia e que existem várias teorias.

"Pensamos que os efeitos (que identificaram) são importantes o suficiente para os levarmos a sério e nos questionarmos sobre se o que fazemos ou não hoje pode ter influência amanhã no grau de violência do mundo dos nossos filhos", disse o principal autor do estudo, Solomon Hsiang, admitindo que prever o futuro é sempre difícil.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
6 Comentários
  • De Jorge Towers Lx02.08.13
    Certo é! Já começou no Brasil e noutros paises quentes! No nosso, com ou sem temperatura, os Portugas arrefecem com facilidade!! Nada os faz chegar à violência nem mesmo ser ROUBADO ou passar fome! Somos brandos e moles!
    Responder
     
     2
    !
  • De Gama02.08.13
    As maiores guerras do mundo deram-se em paises aparentemente frios, assim como os maiores extreminios da humanidade, mesmo hoje as guerras apesar ocorrerem em diversos locais sao engendradas em paises frios!
    Responder
     
     1
    !
  • De 02.08.13
    Será q nesse estudo pensaram q, por exemplo num país como o nosso,havendo calor há mais turistas e q estes trazem dinheiro, máquinas etc,o q propicia os roubos,e q com menos roupa vestida é mais fácil violar as mulheres?
    Responder
     
     0
    !
  • De Paulo02.08.13
    È por isso que os países do Norte da Europa são tão pacíficos LOL
    Responder
     
     0
    !
  • De manel das osgas02.08.13
    Pois! brilhante estudo, por isso é que a Sérvia e o Kosovo andam sempre à porra e à massa por causa do calor...looooooooooool!E o nivel de violência aumenta em Dezembro!
    Responder
     
     3
    !

Mais notícias

Mais notícias de Cm ao Minuto

pub