CP só tem metade dos comboios a funcionar

Governo diz ser "fantasioso" qualquer cenário de retirar a empresa da esfera pública.
Por Wilson Ledo|30.07.18
A CP - Comboios de Portugal só tem metade dos comboios a funcionar. Dos 795 veículos da frota, apenas 374 estão ao serviço regular da população, segundo o Relatório e Contas da empresa em 2017. Assim, a CP conta com 327 comboios em situação "inoperacional" e com outros 94 que são utilizados de forma pontual.

No documento, onde é referido que os níveis de pontualidade estão a diminuir, a compra de material circulante surge como uma "prioridade" para 2018. Contudo, segundo noticiou o 'Público', o Governo só estaria disposto a autorizar a compra de 22 comboios para o serviço regional da CP, deixando de fora o reforço da operação de longo curso (Intercidades e Alfa Pendular).

O Ministério do Planeamento reagiu, em comunicado, dizendo que o processo de compra dos comboios da CP está a ser preparado para os serviços suburbanos, regionais e de longo curso. O Governo não concretiza quantos comboios serão em cada categoria porque o caderno de encargos está "em elaboração", diz fonte oficial ao CM.

A notícia do 'Público' colocava ainda em cima da mesa o cenário limite da privatização do serviço de longo curso da CP, uma intenção que chegou a fazer parte programa eleitoral do anterior Governo. O ministério liderado por Pedro Marques assegura agora que é "fantasioso o cenário de privatização de qualquer atividade da CP".

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!