Sub-categorias

Notícia

Desperdício de água em Portugal custa 750 milhões

A Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP) alertou para o desperdício doméstico de água, referindo que este atinge os 750 milhões de euros em Portugal, sendo necessário tomar “medidas urgentes”.

09.07.10
  • partilhe
  • 0
  • +
Desperdício de água em Portugal custa 750 milhões
ANQIP prevê escassez de água dentro de 15 anos Foto D.R.

Os números são “assustadores” e prevêem uma possível escassez dentro de 15 anos, com a perda estimada de três mil milhões de metros cúbicos  de água anuais, metade em meio urbano, em edifícios e redes públicas, referiu Silva Afonso, presidente da ANQIP.

 

A escassez de água a partir de 2025 poderá ocorrer especialmente no Sul e poderá acarretar custos que representem 0,64 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

 

Armando Silva Afonso, ex-presidente da  Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC), explicou que cada ano de atraso na aplicação de medidas de eficiência hídrica representa mais dois milhões de metros cúbicos de água desperdiçados em Portugal.

 

Os maiores gastos domésticos provêm de chuveiros e autoclismos. Entre 12 e 15 litros de água são gastos por minuto nos chuveiros, sendo possível reduzir isto para seis litros por minuto, utilizando um sistema de associação de ar que permite preservar a sensação de conforto durante o banho. Isto significaria uma poupança de 30 por cento  nos chuveiros domésticos.

 

Segundo a ANQIP, o aproveitamento da água das chuvas também deveria ser utilizado na rega de jardins domésticos e públicos.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

pub