Dor no adeus a duas famílias desfeitas pelas chamas

Mário Pinhal velou a mulher, Susana, e as filhas, Margarida e Joana, que partiram com 12 e 15 anos.
Por João Saramago e Mariana Norte|24.06.17
Dor no adeus a duas famílias desfeitas pelas chamas
Foto Tiago Sousa Dias
O último adeus marca agora o sofrimento dos que perderam familiares na tragédia de Pedrógão Grande. No cemitério de Camarate, em Loures, foi ontem realizado o funeral de Sérgio Machado, da mulher, Lígia Sousa, e dos filhos, Bianca, de 4 anos, e Martim, de dois anos. Ao concelho vizinho de Vila Franca de Xira chegaram, por sua vez, os restos mortais da família de Mário Pinhal, que na Estrada Nacional 236 - conhecida por estrada da morte - viu morrer a mulher, Susana, e as filhas, Margarida, 12 anos, e Joana, de 15. Na Póvoa de Santa Iria as cerimónias fúnebres decorreram ontem no pavilhão desportivo da Escola Básica D. Martinho Vaz de Castelo Branco, que integra o agrupamento onde estudavam as filhas. A família foi acompanhada na dor por dezenas de amigos e também por muitos colegas das duas menores. O funeral decorre hoje com a realização da missa de corpo presente na igreja local de Nossa Senhora da Paz, pelas 10h00, com uma posterior saída do cortejo fúnebre para o cemitério da Póvoa de Santa Iria.
Dor no adeus a duas famílias desfeitas pelas chamas

O velório contou com a presença do presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, que expressou as suas "condolências aos familiares e homenagem às vítimas da tragédia". Emocionado, sublinhou a dor sentida pela família da Póvoa de Santa Iria, acrescentando "estar presente para dar um pouco de conforto e apoio". Mário Pinhal perdeu a família quando, perante o avançar do incêndio sobre a aldeia da Várzea, decidiram escapar pela estrada. O engenheiro seguia num carro com os pais e a tia. A mulher e as duas filhas menores seguiam num outro veículo e acabaram por não escapar.

Dia de praia trágico
Lígia, o marido e os filhos estavam na praia das Rocas quando se aperceberam do incêndio. Não chegaram a ir buscar os bens, que ficaram no hotel. Seguiram de carro rumo à EN236 e ficaram encurralados.

Fotos em família
Casal partilhou várias fotografias nas redes sociais antes da tragédia. Em algumas podia ver-se Lígia e os filhos a brincarem na praia fluvial, junto ao rio. Também o casal Sérgio e Lígia morreu na estrada após sair da praia das Rocas.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!