Sub-categorias

Notícia

Barco naufragado na Figueira da Foz encontrado no fundo do mar

Acidente com 'Veneza' fez três mortos e um desaparecido. Mergulhadores só poderão fazer buscas de 6 minutos.
Por Lusa e Sérgio A. Vitorino|03.12.17

A embarcação de pesca que naufragou quarta-feira ao largo da Figueira da Foz foi encontrada este domingo a 80 metros de profundidade pelos meios envolvidos nas operações de busca.

Robot da Marinha filma barco 'Veneza' no fundo do mar

"As imagens vídeo que recolhemos permitem-nos ter a certeza de que se trata do Veneza", disse à CMTV Pedro Coelho Dias, porta-voz da Marinha. Para já, não haverá indicação de que o Mestre, a pessoa que está desaparecida desde quarta-feira, esteja a bordo, mas tal só poderá ser confirmado mais tarde. Na quarta-feira, já tinham sido resgatados os corpos dos outros três ocupantes do 'Veneza'.

A Marinha divugou entretanto imagens que mostram claramente o nome do barco nos destroços que estão no fundo do mar. Pedro Coelho Dias explica que a embarcação de pesca "Veneza" foi encontrada a duas milhas (cerca de 3,7 km) a sul do local do alerta de naufrágio, dado automaticamente por radio-baliza de emergência, uma boia que se solta do navio naufragado e fica à deriva.

Barco naufragado na Figueira da Foz encontrado no fundo do mar


Os operacionais a bordo do navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho utilizaram um sonar de varrimento lateral para encontrar a embarcação e, posteriormente, um veículo subaquático controlado remotamente (denominado ROV) para a vistoriar, através de vídeo e fotografia.

Mergulhadores só têm seis minutos para inspecionar navio

Pedro Coelho Dias explica ao CM que foram feitos mergulhos com um ROV (submarino não tripulado) para encontrar o 'Veneza'. As buscas pelos mergulhadores da Armada só poderão acontecer na manhã da próxima segunda-feira, por causa das marés. É que o barco está a uma profundidade de entre 80 a 83 metros, e o máximo que os mergulhadores conseguem descer é 81 metros. Logo, o mergulho terá de ser feito na maré baixa.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cm ao Minuto

pub