Ex-ministros de Cavaco e Durão de novo chamados

Coordenadores das 16 áreas temáticas têm 60 anos em média e boa parte deles já foi governante do PSD.
Por Bruno de Castro Ferreira|13.04.18
  • partilhe
  • 4
  • +
Ex-ministros de Cavaco e Durão de novo chamados
Rui Rio Foto Lusa
São quase todos homens, vários passaram por governos de Cavaco Silva e Durão Barroso, têm cerca de 60 anos e estão ou já estiveram de alguma forma ligados ao PSD. É este o perfil dos membros do Conselho Estratégico Nacional - uma espécie de 'governo sombra' com 16 áreas temáticas semelhantes aos atuais ministérios - que tem como objetivo preparar o programa eleitoral para as legislativas de 2019.

"As médias de idades rondam os 60 anos para os coordenadores e os 45 anos para os porta- -vozes", anunciou Rui Rio. "Há uma renovação que é justamente a capacidade de sabermos equilibrar a experiência, o saber e a ponderação [dos mais velhos] com o que é a vontade e dinâmica própria de quem é mais jovem", disse o presidente social-democrata quando questionado sobre o facto de entre os escolhidos estarem seis antigos ministros.

No total, o Conselho Estratégico junta 32 nomes: 16 coordenadores e outros 16 porta-vozes. Desses, só nove são mulheres. "Quando temos de arranjar 32 nomes distribuídos geograficamente e que estejam disponíveis para a vida pública, não é fácil", disse Rio. "Todos eles estão em regime de voluntariado", afirmou o líder do PSD recusando a ideia de que os escolhidos venham a receber qualquer avença do partido.

O grupo não tem prazo para concluir o programa eleitoral com que o partido se vai apresentar às Legislativas. Rio assegura que os 'ministros-sombra' não andarão "ao ritmo da conjuntura", apesar de o Conselho Estratégico "acompanhar a atualidade". "Não prevejo que existam eleições antecipadas. Se fossem, teríamos de conjugar o 'timing' com essa antecipação", reconheceu.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!