Fiéis criticam dança em cuecas em igreja de Leiria

Diocese e Misericórdia criticaram a autorização dada para a realização de um espetáculo no antigo templo.
Por Isabel Jordão|29.07.18
Um espetáculo de dança realizado na antiga Igreja da Misericórdia de Leiria, atual Centro de Diálogo Intercultural, está a gerar polémica, devido à vestimenta dos bailarinos - que usam roupa interior - e à própria coreografia, que envolve movimentos no altar e junto das imagens religiosas. O espetáculo realizou-se em abril, por ocasião do Dia Mundial da Dança, mas foi a divulgação das fotografias e de um vídeo nas redes sociais que veio agora provocar "manifestações de indignação".
Fiéis criticam dança em cuecas em igreja de Leiria

Em "nota informativa", a diocese de Leiria-Fátima pede "capacidade de discernimento, bom senso" e respeito pela "memória histórica e os símbolos cristãos" do edifício. Apela ainda a que sejam evitadas "situações que provoquem repúdio e sejam consideradas ofensivas à sua dignidade".

O padre Manuel Pina Pedro diz que "não há adjetivos suficientes para caracterizar tamanha atrocidade", considerando o espetáculo uma "terrível blasfémia e um insulto dos piores".

A Santa Casa da Misericórdia de Leiria, proprietária do edifício, considera, em declarações ao 'Região de Leiria', que "não foram respeitados os símbolos e imagens cristãs" e pede à câmara para criar "mecanismos que evitem situações de desrespeito por qualquer religião".

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!