Sub-categorias

Notícia

Filme sobre conflito entre turcos e curdos vence Porto Post Doc

Filme já havia vencido o prémio Swatch Art Peace Hotel no festival de Locarno deste ano.
Por Lusa|02.12.17
  • partilhe
  • 0
  • +

O filme "Meteors", primeira longa-metragem do turco Gürcan Keltek, sobre o conflito entre turcos e curdos, foi este sábado distinguido com o grande prémio da quarta edição do festival Porto Post Doc, anunciou a organização.

Coprodução da Holanda e da Turquia, o filme já havia vencido o prémio Swatch Art Peace Hotel no festival de Locarno deste ano e foi agora premiado por um júri composto por Lois Patiño, Nuria Cubas, Hilke Doering, Mário Moura, Ivo M. Ferreira e Raquel Castro.

"O conflito curdo-turco é reacendido no final do verão de 2015. A Turquia realizou a maior operação militar da história do sudeste do país. No entanto, não houve cobertura mediática nem relatórios oficiais sobre as operações, apenas os registos vídeo e fotográficos dos habitantes daquela região... e as suas memórias. A guerra é agente metamorfoseador das cidades, paisagem e sentimentos, confessados na primeira pessoa pela narradora. Numa noite, uma chuva de meteoros faz parar o conflito. Intervenção cósmica, divina? A natureza continua o seu curso, mas o cinema e as palavras não deixarão esquecer o que aconteceu", escreveu Carolina Rufino, do comité de seleção do Porto Post Doc, na descrição que fez do filme.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!