Sub-categorias

Notícia

Frio coloca distritos sob aviso

Os distritos de Bragança, Coimbra, Guarda, Vila Real e Viseu estão esta terça-feira em alerta azul, o menos grave de uma escala de quatro níveis, devido à queda de neve, tempo frio, vento forte e chuva.
30.11.10
  • partilhe
  • 0
  • +
Frio coloca distritos sob aviso
A queda de neve vai continuar Foto Nuno André Ferreira

De acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), há condições para a ocorrência de cheias em meio urbano, cortes de estrada devido a queda de neve, danos em estruturas, queda de  árvores, deslizamentos de terras, acidentes de viação e desconforto térmico. 

O coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, Eduardo  Matas, disse à Lusa que as escolas do concelho vão manter-se fechadas hoje  devido à queda de neve, porque "não se encontram reunidas todas as condições  de segurança, nomeadamente as relacionadas com a circulação rodoviária".  Devido à queda de neve e ao vento, o IM colocou hoje sob aviso amarelo  (o terceiro mais grave) os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real,  Bragança, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco. Este aviso do IM para aqueles nove distritos é válido entre as 07h00 de hoje e as 04h00 de quinta feira.  

Para hoje, o IM prevê a continuação de tempo frio com céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e possibilidade  de ocorrência de trovoada. O IM prevê também queda de neve acima dos 600/800 metros nas regiões Norte e Centro e acima dos 800/1000 metros no Alto Alentejo.  

DGS RECOMENDA CUIDADOS COM AQUECEDORES

A Direcção Geral da Saúde (DGS) recomenda cuidados com os equipamentos de aquecimento dentro das habitações para evitar acidentes e protecção com o frio nas saídas à rua, especialmente para idosos, crianças e doentes crónicos.

"Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás, mantenha a correcta ventilação das divisões, de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde", afirma a DGS no seu "site" na Internet, sublinhando que desta forma se evitarão acidentes por monóxido de carbono, que podem causar a morte.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias