Funcionários públicos ganham mais 13 euros por mês

Trata-se de um aumento de 1,4%, associado ao início do processo de descongelamento de carreiras.
Por Raquel Oliveira|16.05.18
  • partilhe
  • 0
  • +
Os funcionários públicos receberam, em média, no primeiro mês do ano, 1706 euros, mais cerca de 13 euros face ao ano passado. Trata-se de um aumento de 1,4%, associado ao início do processo de descongelamento de carreiras, aumento do salário mínimo e do subsídio de refeição, segundo a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

A Administração Pública contava, nos primeiros três meses do ano, com mais 5048 funcionários, sobretudo médicos (que iniciaram o internato), docentes e assistentes operacionais nas escolas e recrutamento para as forças de segurança. No total, a Função Pública conta com 674 379 trabalhadores. Já no que diz respeito ao emprego nas empresas públicas, a saída da TAP da gestão do Estado e do Novo Banco correspondeu a uma queda de quase 40% (menos cerca de 15 mil funcionários) face ao ano passado.

Entretanto, os trabalhadores do Estado com contratos individuais também vão ter, à semelhança dos restantes funcionários públicos, direito à progressão na carreira, segundo o decreto-lei da Execução Orçamental ontem publicado.


pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!