Sub-categorias

Notícia

Governo envia avião C-130 para resgatar portugueses

Os portugueses que estão no Egipto vão poder regressar a Portugal a bordo de um avião enviado esta segunda-feira pelo Governo português.
31.01.11
  • partilhe
  • 0
  • +

"Vamos enviar um avião de regresso a Portugal, um avião que foi posto à disposição pelo Governo português, estamos em cima das pessoas, os que quiserem ir embora vão, os que querem ficar, temos de respeitar", disse Aristides Vieira Gonçalves, embaixador português no Cairo, em declarações à agência Lusa.

Segundo adiantou à Lusa fonte militar, a Força Aérea Portuguesa enviou hoje, às 03h30, um C-130 para o Cairo para retirar portugueses do Egipto, numa missão do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Embora não tenha ainda números concretos, o embaixador Aristides Vieira  Gonçalves adiantou que "a maioria dos portugueses" que estão no Egipto tem "intenção de regressar".  

Para ter informação mais detalhada e preparar o regresso a Portugal, a embaixada marcou uma reunião para terça-feira, às 15h00 locais (13h00 em Lisboa), com a comunidade portuguesa, constituída por cerca de uma centena  de pessoas.

"Neste momento não sabemos quantos são, estamos a informar as pessoas e aqueles que quiserem ir, irão", garantiu o embaixador, lembrando que alguns irão "pelos seus meios, noutros aviões", mas aqueles "que não  têm possibilidade de comprar bilhete [de avião], utilizarão o avião posto  à disposição pelo Governo".

De acordo com o diplomata, os portugueses estão em permanente contacto com a embaixada e "as pessoas estão calmas", não havendo "qualquer preocupação em relação a nenhum português que esteja no Egipto". A embaixada está também "a tentar que os portugueses que estão mais  longe, venham para o Cairo", acrescentou Aristides Vieira Gonçalves.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cm ao Minuto

pub