Sub-categorias

Notícia

Governo "sem legitimidade para pedir ajuda externa"

O ministro das Finanças disse esta quinta-feira que "o Governo não está em condições para solicitar ajuda externa" e nem tem poderes para o fazer.
31.03.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Governo "sem legitimidade para pedir ajuda externa"
"O Governo não é irresponsável", disse o ministro das Finanças Foto João Miguel Rodrigues

"O Governo não tem legitimidade para negociar seja o que for", disse Teixeira dos Santos, que falava em conferência de imprensa.  

O ministro respondia a questões sobre o impacto da revisão em alta do défice de 2010 - que se fixou nos 8,6 por cento - sobre a credibilidade do País nos mercados financeiros internacionais.  

Teixeira dos Santos disse que Portugal "está agora bem pior do que há uma semana", responsabilizado, pela situação, a oposição, por não ter aprovado o PEC e disse que é preciso enfrentar "com grande estoicismo" as dificuldades. 

"O Governo não é irresponsável", disse o ministro, frisando que o Governo "vai procurar todos os meios para garantir o financiamento do País".  

O INE anunciou que a revisão em alta do défice para 2010 de 6,8 por cento para 8,6 por cento. Esta alteração deveu-se à incorporação nas  contas nacionais das imparidades com o Banco Português de Negócios (BPN), que acrescentam um ponto percentual ao défice de 2010, 0,5 pontos percentuais provenientes das empresas de transporte e 0,3 pontos percentuais relativas ao Banco Privado Português (BPP).   

A nova metodologia, aplicada em diversos países, leva assim no caso  de Portugal a uma revisão do défice em 1,8 pontos percentuais.  

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cm ao Minuto

pub