Sub-categorias

Notícia

Indústria: Produção cai 8,7% em Dezembro

O índice de produção industrial diminuiu 8,7 por cento em Dezembro em termos homólogos e quebrou 1,5 por cento a nível mensal, anunciou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
31.01.12
  • partilhe
  • 0
  • +
Indústria: Produção cai 8,7% em Dezembro
Produção industrial diminuiu 8,7 por cento em Dezembro em termos homólogos (foto de arquivo) Foto d.r.

De acordo com o INE, a variação homóloga do índice de produção industrial foi de 8,7 por cento, o que corresponde a uma taxa inferior em 5,7 pontos percentuais face à observada no mês anterior.

As indústrias transformadoras apresentaram uma contribuição de menos 2,1 pontos percentuais, resultante de uma variação homóloga de menos 5,1 por cento, contra menos 3,0 por cento em Novembro.

Já a electricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio registaram uma variação homóloga de menos 28,8 por cento o que compara com menos 5,2 por cento em Novembro.

Ao nível dos agrupamentos industriais todos eles apresentaram taxas de variação negativas, destacando-se ainda a energia com menos 21,4 por cento (menos 1,9 por cento em Novembro), segundo o INE.

O contributo para a queda do índice global veio dos bens de consumo que caíram 6,3 por cento (menos 9,5 por cento), dos bens intermédios que quebraram 8,1 por cento (menos 10,3 por cento em Novembro) e dos bens de investimento que caíram 2,0 por cento (16,8 por cento).

Por sua vez, a produção industrial registou uma variação mensal de menos 1,5 por cento em Dezembro, contra menos 2,3 por cento em Novembro, de acordo com o INE.

Em termos de variação média anual, a produção industrial caiu 1,9 por cento no conjunto de 2011, após ter aumentado 1,5 por cento no ano anterior.

"Esta diminuição foi determinada pelos agrupamentos dos Bens de Consumo e de Energia, que diminuíram 3,7 e 8,4 por cento, respectivamente", conclui.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cm ao Minuto

pub