Livro inacabado de David Foster Wallace, "O Rei Pálido", lançado em Portugal

Por Lusa|07.11.14
  • partilhe
  • 0
  • +

"O Rei Pálido", obra póstuma e inacabada de David Foster Wallace, foi traduzida para português e lançada esta semana, incluindo um texto do editor e as notas do escritor norte-americano, que se suicidou em 2008.

"Daqui fala o autor. Ou seja, o verdadeiro autor, o ser humano em carne e osso a segurar o lápis, não uma qualquer e abstrata 'persona' narrativa (...) Mas isto agora aqui sou eu enquanto pessoa real, David Wallace, quarenta anos, número de Segurança Social 975-04-2012, a dirigir-me a vocês do escritório dedutível mediante impresso 8829 que tenho em minha casa, 725 Indiana Hill Blvd., Claremont, neste quinto dia da primavera de 2005, para vos informar o seguinte: Isto é tudo verdade. Este livro é mesmo verídico", escreve o autor no capítulo 09 que - surpreendentemente - surge como Prefácio na página 80.

Wallace afirma que se trata, "de facto", de um livro de memórias e não de uma "qualquer história inventada", sendo que grande parte do texto se baseia nos vários cadernos e diários que manteve durante os treze meses de trabalho como analista "rotineiro" na Direção Regional de Finanças em Peoria, Illinois, entre 1985 e 1986.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!