Lusos querem Nobel para Lobo Antunes

Japonês Haruki Murakami continua a liderar lista dos favoritos entre os apostadores.
Lusos querem Nobel para Lobo Antunes
António Lobo Antunes Foto Marco Alves
Lídia Jorge diz que, entre os portugueses, "o único que está em condições" de receber o Prémio Nobel da Literatura – que será esta quinta-feira anunciado pela Academia Sueca – é António Lobo Antunes. Já entre os candidatos estrangeiros, a escritora portuguesa diz que "é um horror" que ainda não tenha sido distinguido o checo Milan Kundera. "Foi um escritor que mudou o Mundo e está a ficar velho", diz Lídia Jorge. "O livro ‘A Insustentável Leveza do Ser’ conciliou o que parecia inconciliável e só por isso ele merecia um Nobel."

Já João Ricardo Pedro – o vencedor da primeira edição do Prémio Leya (com o livro ‘O Teu Rosto Será o Último’) – também aposta em Lobo Antunes e, internacionalmente, no espanhol Javier Marías. "A literatura é muito vasta e eu não conheço todos os candidatos, mas conheço esses, e ficaria muito contente se algum deles ganhasse", conclui.

Com o japonês Haruki Murakami a liderar (ainda) a lista das agências de apostas (com probabilidade de sete para um), outro nome muito votado é o do poeta franco-sírio Adonis, cuja obra mais recente é uma crítica ao islão político. Na lista, os escritores de língua portuguesa mais votados são António Lobo Antunes (probabilidade de 29/1) e Mia Couto (67/1).

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!