Sub-categorias

Notícia

Mais de 270 obras de Picasso nas mãos de electricista

Uma colecção de 271 obras do pintor Picasso foram descobertas, depois de um electricista francês tentar obter os certificados de autenticidade das pinturas do artistas espanhol. As peças, até agora desconhecidas, estão avaliadas em 60 milhões de euros.
29.11.10
  • partilhe
  • 0
  • +
Mais de 270 obras de Picasso nas mãos de electricista
Electricista francês terá trabalhado na casa de Picasso Foto D.R.

As obras foram pintadas na primeira metade do século XX, período em que muitas das peças do artista foram perdidas, e entre elas encontram-se raras colagens cubistas avaliadas em 40 milhões de euros, assim como retratos da mulher de Picasso.

A descoberta foi revelada depois de um electricista, Pierre La Guennec, entrar em contacto com Claude Picasso, filho do pintor, para administrar a propriedade das obras que se encontravam na sua garagem, avança o jornal espanhol ’20 minutos’.

Em Janeiro, o francês de 71 anos já tinha enviado a Claude fotos das telas, para que estas  fossem autentificadas como obras de Picasso, ao que o filho do artista recusou a sua aprovação sem ver os originais.

Acompanhado pela esposa, o homem apresentou as 175 obras a Claude Picasso em Setembro, incluindo dois cadernos contendo um total de 97 desenhos.

Depois de verificar de que não se tratavam de quadros falsos, Claude apresentou queixa às autoridades para evitar a perda da colecção, que confiscaram rapidamente todas as obras do pintor.

Segundo a polícia apurou, o electricista terá trabalhado em casa de Picasso, e os quadros terão lhe sido dados pelo pintor e pela esposa Jaqueline.

Já Claude afirmou ao jornal francês ‘Libération’ não acreditar nesta versão, uma vez que o seu pai não tinha o costume de dar presentes sem os assinar.

“É verdade que Pablo Picasso era bastante generoso. Mas datava e assinava todas as suas doações para que ninguém as vendesse”, revelou.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

pub