Mais de um milhão marcham pela independência da Catalunha

Uma enorme manifestação está a percorrer as principais ruas de Barcelona para exigir a independência da Catalunha. Segundo os organizadores da iniciativa 'Um Novo Estado da Europa', marcada para o Dia Nacional da Catalunha, cerca de dois milhões de pessoas aderiram, enquanto as estimativas das forças policias apontam para um milhão e meio de manifestantes.
11.09.12
  • partilhe
  • 0
  • +
Mais de um milhão marcham pela independência da Catalunha
Multidão espalhou-se ao longo de quilómetros nas ruas de Barcelona Foto Gustau Nacarino/Reuters

O elevado número de manifestantes levou a que a Assembleia Nacional da Catalunha, que convocou a iniciativa independentista, tenha alterado o rumo da marcha, que deveria terminar junto ao edifício do Parlamento daquela que é actualmente uma região autonómica de Espanha.

Com as cores nacionais catalãs nas vestes e nas bandeiras que traziam nas mãos, os muitos milhares de manifestantes espalharam-se ao longo de mais de três quilómetros nas ruas de Barcelona, deixando completamente intransitáveis as principais artérias da cidade.

Entre os principais líderes da Catalunha faltou apenas Artur Mas, o presidente da Generalitat (governo autonómico), que disse "estar em espírito" com os manifestantes, mas considerou que a sua posição institucional impedia a participação.

Pelo contrário, Jordi Puyol, primeiro líder da Generalitat após esta voltar a existir, com a redemocratização de Espanha, marcou presença, bem como outras figuras da Convergência Democrática da Catalunha, principal partido da coligação de centro-direita no poder, incluindo a vice-presidente do governo autonómico, Joana Ortega, e o presidente da Câmara de Barcelona, Xavier Trias.

"O Mundo inteiro saberá o que diz a Catalunha nas suas ruas. Ninguém calará o povo catalão", disse Joana Ortega.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
5 Comentários
  • De Albert Cornellà02.06.13
    Catalonia was, is and will be a nation. So we can decide our future. That's only what we want. Spain is pain and poor, we only want a better future, a better country for the Catalan people. Freedom for Catalonia!
    Responder
     
     0
    !
  • De Gertrudes24.09.12
    Viva a Catalunha. Um povo, uma língua, um ideal que não é espanhol. Merecem ser interdependente porque a autonomia só serve para encher os bolsos dos madrilenos.
    Responder
     
     2
    !
  • De MauroRod11.09.12
    Hipócritas!!! Primeiro pedem dinheiro a Madrid e depois querem independência! Se querem independência sustentem-se!
    Responder
     
     29
    !
  • De Danny11.09.12
    Esta reivindicação já tem séculos.Em parte,foi graças auma insurreição na Catalunha que permitiu a Restauração da Independência em Portugal no 1º. de Dezembro de 1640.
    Responder
     
     30
    !
  • De Tony do Beato11.09.12
    Qualquer dia vai a Madeira, Açores e depois o ALLGARVE !
    Responder
     
     11
    !