Manuel Assunção: "Situação preocupante!"

Reitor da Universidade de Aveiro sobre a redução de candidatos e de vagas no Ensino Superior
15.07.13
  • partilhe
  • 0
  • +

CM – O número de vagas e de candidatos ao Ensino Superior continua em queda. Como analisa?

Manuel Assunção – É uma situação preocupante que a demografia explica em parte. Mas, precisamos de mais alunos com sucesso no Secundário para chegarem ao Superior. As preocupações com a empregabilidade não podem ser dissociadas disto. Prefiro pagar para qualificar um português que emigra, do que pagar rendimento social de inserção a um sem qualificação que não encontra emprego.

– Corrobora as críticas feitas pelo Conselho de Reitores?

– Sim. Tem havido um sistemático menosprezo do Governo pelas nossas contribuições. A questão mais critica é a dos consórcios regionais, como estão desenhados não fazem sentido. E também não faz sentido e é perigoso assentar a fixação de vagas em dados sobre empregabilidade que não são fiáveis.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
3 Comentários
  • De José Justo15.07.13
    O senhor Reitor, tem razão num país próspero e cheio de vigor. Não pode esquecer que está a 80 Km de Coimbra que tem uma Universidade, que está a 100 Km de Viseu que tem um Politéctino, Piaget, e a Universidade Católica.
    Responder
     
     0
    !
  • De José15.07.13
    O País não precisa de tanto estabelecimento de ensino superior, tanta Universidade e Politécnicos para quê?!Os pais já não têm dinheiro para gastar com as licenciaturas dos filhos,que depois ficam em casa desempregados!.
    Responder
     
     1
    !
  • De Henrique Aires Pires15.07.13
    Toda a gente vê que é preocupante, senhor reitor, mas o objetivo destes governantes é dar cabo do país, para o pôr «orgulhosamente pobre e analfabeto».
    Responder
     
     0
    !