Sub-categorias

Notícia

PSD e CDS destacam papel de Soares na construção do Portugal democrático

Líder parlamentar do PSD deixou um elogio à democracia portuguesa no seu conjunto.
Por Lusa|11.01.17
  • partilhe
  • 0
  • +
PSD e CDS destacam papel de Soares na construção do Portugal democrático
Foto EPA

PSD e CDS-PP salientaram esta quarta-feira o papel determinante de Mário Soares na construção do Portugal democrático, apesar de reconhecerem que foram muitas as vezes que divergiram do antigo Presidente da República.

"No PSD divergimos muitas vezes de Mário Soares: não levem a mal que diga, com carinho cívico e político, que divergimos até ao fim, aos últimos escritos e intervenções. Mas nunca nos separámos dele no ponto fulcral do seu combate, defender a democracia e evitar qualquer tipo de ditadura e o primado do poder politico sobre o económico", afirmou o líder da bancada social-democrata, Luís Montenegro, na sessão evocativa do antigo Presidente da República.

Numa intervenção em que preferiu destacar as convergências que uniram os sociais-democratas a Mário Soares, o líder da bancada do PSD resumiu o contributo do antigo chefe de Estado e de Governo lendo o primeiro artigo da Constituição da República Portuguesa.

"Em escassas 26 palavras se resume com soberba simplicidade um projeto político enorme, a nação portuguesa, foi esse projeto que mobilizou Mário no combate à ditadura, aos fascismo e também em 74 e 75 quando combateu o fanatismo ideológico que alguns desejavam e foi ainda esse projeto de democracia e desenvolvimento que o mobilizou quando pugnou pela abertura e adesão ao projeto europeu", disse.

"Só os incautos e muito desatentos podem desdenhar este papel", alertou, salientando o reconhecimento além-fronteiras da importância de Mário Soares.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias