Sub-categorias

Notícia

Merkel quer que Chipre negocie só com troika

A chanceler alemã, Angela Merkel, insistiu nesta terça-feira com o presidente cipriota, Nikos Anastasiades, que o plano de resgate deve ser negociado apenas com a troika, segundo uma porta-voz da chanceler.

19.03.13
  • partilhe
  • 0
  • +

"Houve uma conversa telefónica entre Angela Merkel e o presidente cipriota na segunda-feira à noite", disse a porta-voz. "Nessa conversa, Merkel voltou a insistir no facto de que as negociações devem ser feitas apenas com a troika", constituída pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, acrescentou.

A porta-voz não deu mais pormenores sobre a conversa.

O ministro das Finanças do Chipre, Michalis Sarris, viaja nesta terça-feira para Moscovo onde, segundo os 'media' cipriotas, poderá negociar um novo empréstimo russo à ilha.

O Eurogrupo aprovou no fim de semana um empréstimo ao Chipre no valor de 10 mil milhões de euros e a aplicação de uma taxa sobre os depósitos nos bancos cipriotas para arrecadar outros 5,8 mil milhões de euros.

Na segunda-feira, a Rússia considerou "injusta" e "perigosa" a ideia de uma tal taxa, que afetaria depósitos de empresas e bancos russos nos bancos cipriotas de milhares de milhões de dólares.

Segundo o ministro da Defesa cipriota, Fotis Fotiu, o governo da ilha está a tentar encontrar soluções fora da União Europeia. "Foram exercidas pressões incríveis sobre o governo em relação à taxa sobre os depósitos privados e essas pressões continuam. Esse não é um clima de negociações entre parceiros", disse Fotiu à cadeia cipriota Skai.

O parlamento cipriota tem previsto votar nesta terça-feira à tarde um projeto emendado da taxa sobre depósitos bancários.

O novo texto prevê uma isenção da taxa especial para os depósitos até aos 20 mil euros e mantém a taxa de 6,75% para os depósitos entre os 20 mil e os cem mil euros, assim como a de 9,9% para os montantes superiores, mas o governador do Banco Central do Chipre, Panicos Demetriades, advertiu que esta última proposta não garante os 5,8 mil milhões de euros exigidos pela zona euro.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
4 Comentários
  • De Avelino19.03.13
    TROIKA= O novo regime de FASCISMO
    Responder
     
     2
    !
  • De Silva19.03.13
    Esta sra.manda mais do que o sr.Barroso.E eu a pensar que este assunto era um caso da EU.
    Responder
     
     0
    !
  • De miranda19.03.13
    esta gente k manda na europa é uma vergonha... chiupre faz bem em negociar com a russia os miseros 17 m M k necessita e mandar a alemanha chuchar no dedo. seria um enorme exemplo de um país considerado menor pelos nazis
    Responder
     
     3
    !
  • De Henrique De Pina Cardoso19.03.13
    Hipocrisia elevada á máxima potencia!É o Durão Barroso o homem que desmantelou a União Europeia?
    Responder
     
     3
    !

Mais notícias

pub