Ministro da Defesa prepara visita a Angola

Azeredo Lopes desloca-se ao país daqui a duas semanas. Governo acredita que a viagem se vai mesmo concretizar.
07.05.18
  • partilhe
  • 0
  • +

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, deve deslocar-se a Angola dentro de duas semanas, uma visita que pode significar o normalizar das relações entre Lisboa e Luanda. A concretizar-se, esta será a primeira visita de um ministro português ao país desde que o presidente angolano, João Lourenço, "congelou" as relações entre ambos os países.

Segundo o Público, o Ministério da Defesa não quis comentar a viagem, mas o Governo acredita que a mesma se vai realizar e que é "um sinal de boa vontade" por parte de Angola, que ainda não disse que não à viagem.

Em Fevereiro de 2017, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, não pôde visitar Angola, tendo a visita sido adiada sem data. Nunca se realizou. O ministro da Justiça e Direitos Humanos de Angola, Rui Mangueira, explicou não haver condições para a sua realização.

A visita, que se previa de três dias, aconteceria uma semana depois de o Ministério Público português ter acusado, entre outros, o vice-presidente de Angola (e ex-presidente da Sonangol) Manuel Vicente, no âmbito da Operação Fizz, relacionada com corrupção e branqueamento de capitais. Tal decisão criou um clima de tensão diplomático entre os dois Governos.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!