Sub-categorias

Notícia

Moeda de ouro de D. Manuel I em leilão

Um ‘Português’ de D. Manuel I foi a primeira moeda de ouro a circular em todo o mundo e é a estrela do próximo leilão da Numisma que terá lugar na quinta-feira, 5 de Julho, no Tiara Park Atlântico Hotel, em Lisboa. A basede licitação é de 52500 euros.
30.06.12
  • partilhe
  • 0
  • +
Moeda de ouro de D. Manuel I em leilão
A moeda que vai a leilão em Lisboa na próxima quinta-feira Foto D.R.

A moeda de 10 Cruzados, designada por ‘Português' cunhada com ouro vindo de África, foi durante cerca de 70 anos a maior e a mais pesada moeda de ouro batida num país europeu e a primeira onde surgiu a Cruz da Ordem de Cristo.

O catálogo do 92º leilão da Numisma, apresenta uma importante colecção de moedas de Ouro de Portugal e do Brasil com mais de trezentos lotes, do qual se destaca o Cruzado LL, de D. João III que vai à praça com um preço base de 25 mil euros.

Classificada como extremamente rara e em excelente estado de conservação a moeda ‘Cruzado calcário RL' também cunhada por D. João III, tem base de licitação de 20 mil euros.

Por último referimos o conjunto de cerca de uma centena de lotes de moedas de ouro cunhadas por D. João V, cujos preços oscilam entre 200 a seis mil euros.  

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
3 Comentários
  • De Miguel Soares01.07.12
    Caro Zé Manel, Queria só informá-lo que existe um museu dos Descobrimentos em Portugal. Em Belmonte ;) Cumprimentos
    Responder
     
     0
    !
  • De Carlos Fernandes01.07.12
    Vá lá,ñ dizerem que é espanhola.Estou farto de quando nos filmes se fala em naufrágios,tesouros é sempre barcos espanhóis,ou os nossos nunca se afundaram ou nunca foram encontrados.Dá a entender que eles eram os unicos.
    Responder
     
     0
    !
  • De Moedas Trocadas01.07.12
    Não fiquem surpreendidos. E o Museu Numismático Português, que existia na Casa da Moeda, porque motivo foi encerrado? E as moedas onde estão? Desde o seu encerramento quantos já não mexeram nelas e as manusearam?
    Responder
     
     1
    !

Mais notícias

Mais notícias de Cm ao Minuto

pub