‘Mona Lisa’ nua deixa Louvre em alvoroço

Obra pertencia, desde 1862, à coleção renascentista do Museu Condé, em Chantilly.
Por Sónia Dias|30.09.17
‘Mona Lisa’ nua deixa Louvre em alvoroço
‘Mona Lisa’, de Leonardo Da Vinci, que está exposto no Museu do Louvre, e o desenho ‘Monna Vanna’, agora descoberto Foto Direitos Reservados
Um desenho a carvão de uma mulher nua parecida com ‘Mona Lisa’ de Leonardo Da Vinci (1452-1519) pode ser uma variante da célebre obra do pintor. Cientistas do Museu do Louvre, em Paris, onde o primeiro trabalho está exposto, examinaram o esboço, conhecido por ‘Monna Vanna’, e dizem ter provas suficientes para poderem afirmar que este é, "pelo menos em parte", da autoria do pintor italiano.

A obra estava, desde 1862, inserida na coleção de arte renascentista do Museu Condé, no Castelo de Chantilly, em França. "Estamos diante de uma composição que foi trabalhada em paralelo com [a do quadro] ‘Mona Lisa’, no final da vida de Leonardo Da Vinci", afirmou o representante da instituição, onde o desenho, adquirido pelo duque de Aumale, foi preservado até aos dias de hoje.

Bruno Mottin, perito em restauração do Louvre, confirmou que a obra é de "elevada qualidade" e data da mesma época em que viveu o pintor, início do século XV, levando a crer que terá servido de rascunho para uma pintura a óleo. O especialista adiantou ainda ao ‘Le Parisien’ que não se trata de uma cópia de um original perdido.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!