Museu de Peniche vai custar 3,5 milhões de euros

Três milhões de euros serão financiados por fundos comunitários e 500 mil euros virão do OE.
Por Ana Maria Ribeiro|30.05.18
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) entregou esta terça-feira ao arquiteto João Barros Matos e ao atelier que coordena – o AR4, Arquitectura Lda – o projeto para o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade (novo nome para o antigo Forte de Peniche).

O valor do projeto de arquitetura cifra-se em 256 mil euros, mas o valor total do investimento na recuperação do espaço, respetiva muralha e da instalação do museu chegará aos 3,5 milhões de euros, sendo que deste valor três milhões serão financiados por fundos comunitários e só 500 mil euros provêm do Orçamento do Estado para 2018.

O projeto vencedor do Concurso Público foi escolhido entre 22 candidatos e vai receber um prémio de cinco mil euros. O júri, composto pelos arquitetos Alexandre Alves Costa, João António Serra Andrade, João Mendes Ribeiro e Sofia Aleixo e pelo designer Henrique Cayatte, considerou que o projeto de João Barros Matos é "muito contido e algo sombrio, de acordo com a natureza dramática do seu conteúdo central".

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!