Sub-categorias

Notícia

Obama: Reforma da imigração está "ao alcance" dos EUA

O Presidente norte-americano Barack Obama disse na terça-feira que as desejadas reformas do sistema de imigração estão "ao alcance" da América e que é chegada a hora de o país tratar da questão, noticiou a agência de notícias AFP.
30.01.13
  • partilhe
  • 0
  • +
Obama: Reforma da imigração está "ao alcance" dos EUA
Barack Obama Foto Reuters

Num discurso proferido em Las Vegas, Barack Obama apresentou os seus princípios sobre o tema que divide as opiniões dos norte-americanos, sublinhando que a iniciativa é necessária "para fortalecer a economia e o futuro do país".

O discurso de Barack Obama aconteceu um dia depois de um grupo bipartário, composto por senadores republicados e democratas, ter apresentado um conjunto de diretrizes para a legislação sobre a imigração.

"A boa notícia é que, pela primeira vez em muitos anos, tanto republicanos como democratas parecem estar prontos para lidar com o problema juntos", frisou Obama.

O Presidente norte-americano referiu que a reforma do sistema deve incluir o fortalecimento da segurança fronteiriça, uma via para a eventual legalização e cidadania dos indocumentados, sanções para as empresas que os contratem com conhecimento prévio da sua situação de ilegalidade, um sistema para verificar o estatuto migratório dos empregados e melhorias no sistema de vistos para que os Estados Unidos continuem a atrair talento estrangeiro.

O plano abria caminho para a legalização e obtenção de cidadania de cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais e permitiria aos estudantes estrangeiros premiados permanecerem nos Estados Unidos após a conclusão dos seus estudos, contribuindo para impulsionar a economia.

"A questão agora é simples. Temos a determinação para, enquanto povo, enquanto país e enquanto governo resolvermos finalmente esta questão? Eu acredito que temos", afirmou Obama.

Ao discursar em Las Vegas, no estado do Nevada, o Presidente norte-americano reiterou: "Eu acredito que estamos finalmente num momento em que a reforma abrangente está ao nosso alcance".

"Agora é a hora. Agora é a hora. Agora é a hora", repetiu Obama.

Barack Obama sublinhou que o seu plano de imigração, revelado em detalhe em 2011, cobre algumas áreas similares às abordadas pelo Senado.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias