Sub-categorias

Notícia

Pais da Escola Soares dos Reis processam Ministério da Educação

A Associação de Pais da Escola Artística de Soares dos Reis, no Porto, decidiu avançar com uma acção judicial contra o Ministério da Educação, disse esta quarta-feira à Lusa a presidente daquele órgão escolar. Na semana passada, o director da escola artística Soares dos Reis havia classificado de ilegal a nova forma de cálculo das médias de notas dos alunos de artes que queiram ingressar este ano lectivo no ensino superior e acusou o Governo por ter alterado as regras sem falar previamente com os responsáveis daquela instituição.
21.11.12
  • partilhe
  • 0
  • +
Pais da Escola Soares dos Reis processam Ministério da Educação
Pais dos alunos processam Ministério da Educação contra nova forma de cálculo das médias das notas Foto António Rilo/Correio da Manhã

Os encarregados de educação da escola Soares dos Reis reuniram-se na terça-feira à noite em assembleia geral e decidiram avançar judicialmente contra o ministério da Educação, adiantou à Lusa Alexandra Azevedo, presidente da Associação de Pais da Escola de Soares dos Reis.

Com as novas regras, os estudantes não podem candidatar-se ao ensino superior com as notas da formação em contexto de trabalho (FCT) e da prova de aptidão artística (PAA), ou seja, a média das disciplinas do ensino especializado não é valorizada, enquanto no passado era.

O subdirector da escola Soares dos Reis, José António Fundo, adiantou à Lusa que os encarregados de educação defendem que as novas regras de acesso ao ensino superior não sejam para aplicar este ano lectivo. A Soares dos Reis quer conseguir alterar a legislação "antes do final do primeiro período", asseverou à Lusa o subdirector da escola, considerando que aquela instituição "não é um modelo de ensino que é usado como um 'bypass' dos exames".

Na quinta-feira, os responsáveis da Soares dos Reis conseguiram reunir-se com o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Granjo, em Lisboa. Segundo o subdirector da Soares dos Reis, o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário mostrou "muita abertura" para ajustar a qualidade da legislação à realidade da escola e para responder "à justiça do acesso ao ensino superior".

A Soares dos Reis foi criada oficialmente em Janeiro de 1884, sendo designada nessa altura como Escola de Desenho Industrial de Faria de Guimarães do Bonfim.

Como escola especializada de ensino artístico, a Soares dos Reis está vocacionada para o ensino e a prática das artes visuais e oferece actualmente quatro cursos artísticos especializados: Curso de Comunicação Audiovisual, Curso de Design de Comunicação, Curso de Design de Produto e Curso de Produção Artística.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!