Sub-categorias

Notícia

Passeio pelas arribas rendilhadas da Lagoa

Ao longo de 17 quilómetros de litoral é possível descobrir terras piscatórias e paisagem preservada.
Por Sérgio A. Vitorino|11.10.17
  • partilhe
  • 1
  • +
Apesar do crescimento turístico, o concelho de Lagoa conseguiu preservar praticamente intacta a beleza do seu litoral, com 17 quilómetros de extensão. Percorrendo a costa, é possível descobrir pequenas praias anichadas entre arribas rendilhadas e grutas só acessíveis por mar. Mas há mais para ver neste município, que é banhado pelo rio Arade e se estende pelo barrocal.

A cidade de Lagoa tem no Convento de São José, do século XVIII, um dos seus grandes atrativos. Construído para recolhimento de mulheres e para albergar crianças abandonadas, é hoje um polo cultural. Depois, basta andar uns 200 metros para encontrar o centenário mercado municipal, um dos ex-líbris da cidade, cuja zona envolvente foi recentemente requalificada. Próximo fica ainda a igreja matriz.

A seguir faça uma pequena viagem até Estombar, a cerca de cinco quilómetros de distância. É obrigatório visitar a igreja matriz da vila (Igreja de São Tiago), classificada como Monumento Nacional. A uns cinco minutos de carro da vila encontra-se o Parque Municipal do Sítio das Fontes, num dos braços do rio Arade. Existem nascentes de água doce, um moinho de maré recuperado e um anfiteatro.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cm ao Minuto

pub