Pedidos para apoios a pescadores de sardinha abrem esta semana

Barcos estão em terra desde o final de outubro devido ao defeso da espécie imposto pelo Governo.
Por Tiago Griff|28.11.17
Depois de várias semanas de indefinição, o Governo vai lançar esta semana a portaria de regulamentação para que os profissionais da pesca da sardinha se possam candidatar ao subsídio a que têm direito, devido à época de defeso da espécie que tem mantido os barcos em terra há mais de um mês. Ainda assim, as associações do setor queixam-se do atraso na publicação deste despacho, que poderá gerar atrasos no pagamento dos apoios aos pescadores.

"No ano passado metemos os papéis para os pedidos dos apoios assim que os barcos pararam, no final de outubro, e mesmo assim houve pessoas que só receberam em janeiro. Este ano, com o despacho a sair um mês depois da paragem, não estou a ver recebermos tão cedo", queixou-se ao CM Mário Galhardo, presidente da associação algarvia Barlapescas, que conta com 15 embarcações, alertando ainda para a dificuldade financeira "das famílias dos pescadores que não têm outra fonte de rendimento".

A paragem da frota da pesca da sardinha a nível nacional deve-se ao defeso, que acontece todos os anos para proteger a espécie e dar tempo para o seu crescimento. Muitos dos barcos já estão parados desde o final de outubro e não conseguem arranjar alternativas.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!