Sub-categorias

Notícia

Portugal mantém 2º lugar no ranking de políticas de migração

Portugal mantém-se no segundo lugar do ranking internacional de políticas de integração de migrantes, liderado pela Suécia e do qual constam 31 países.
28.02.11
  • partilhe
  • 0
  • +

Num comunicado hoje divulgado, a Presidência do Conselho de Ministros  refere que para esta classificação "foi particularmente relevante o 1.º  lugar atribuído a Portugal no 'ranking' do acesso à nacionalidade (com a  Lei da Nacionalidade portuguesa a ser assim considerada como a melhor do  mundo desenvolvido)".  

 

A nota refere ainda "o 1.º lugar atribuído a Portugal nas políticas  de reagrupamento familiar (na sequência da Lei de Estrangeiros, de 2007)". 

 

Na preparação do relatório, que analisa 31 países da Europa e da América  do Norte tendo em conta 148 indicadores, colaboraram também peritos e instituições  independentes.  

 

Portugal ficou ainda em 2.º lugar na integração dos imigrantes no mercado  de trabalho (a Suécia lidera este ponto), 4.º no acesso dos imigrantes à  educação (Suécia) e no acesso a autorizações de residência permanentes (Bélgica),  5.º nas políticas anti-discriminação (Canadá e Estados Unidos da América)  e 7.º na participação política dos imigrantes (Noruega).  

 

O comunicado lembra que o relatório "refere positivamente os Planos  para a Integração de Imigrantes de 2007-2009 e de 2010-2013, a Lei de Estrangeiros,  de 2007, os programas para reforçar a inserção dos imigrantes no mercado  de trabalho e o reforço do Programa Escolhas, agora na sua 4.ª Geração". 

 

 

 

     

 

 

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias