Presidente croata que emocionou o mundo fala português fluentemente

Kolinda Grabar-Kitarovic visitou Portugal em maio deste ano com o objetivo de fortalecer relações entre os dois países.
18.07.18

Kolinda Grabar-Kitarovic é a primeira mulher a ser presidente da Croácia e tem muito em comum com Marcelo Rebelo de Sousa. A croata ficou conhecida por ser "a presidente dos afetos", à semelhança do Presidente da República português, que já conheceu. 

Para além disso, Kolinda tem outra ligação a Portugal: fala fluentemente a língua de Camões, uma das oitos línguas que domina. A presidente estudou na Universidade de Zagreb em 1983 e lá tirou um curso de português durante três anos. 

Em maio esteve em Portugal, a convite de Marcelo, em retorno à visita do Presidente da República à Croácia em maio de 2017. 

O objetivo da visita de dois dias era desenvolver laços entre os dois países. A presidente foi recebida com uma cerimónia de boas-vindas na Praça do Império - Mosteiro dos Jerónimos pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Na cerimónia foram prestadas honras militares, com a execução dos hinos nacionais dos dois países, salva de 21 tiros, revista e desfile da Guarda de Honra. No segundo dia, 12 de maio, Kolinda fez uma visita privada a Fátima. 

A presidente que, apesar da derrota, encantou o mundo
Kolinda Grabar-Kitarovic mostrou-se muito dedicada em apoiar a seleção croata na final do campeonato do mundo mesmo depois da derrota sofrida perante a França. A seleção da Croácia ficou, no passado domingo, em segundo lugar no Mundial da Rússia 2018, depois de ter sido derrotada por 4 a 2 na final pela seleção francesa. 

No momento da entrega das medalhas aos franceses, a presidente croata consolou os jogadores vencidos, especialmente emocionada com o capitão Luka Modric. 






pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!