Cerca de 15 mil idosos vêem pensões serem antecipadas

A idade média destes pensionistas é de cerca de 61 anos.
Por Lusa|04.07.18
  • partilhe
  • 0
  • +

A Segurança Social deferiu 14.673 pedidos de reforma antecipada ao abrigo do regime das muito longas carreiras contributivas que permite a pensão sem corte do fator de sustentabilidade, anunciou esta quarta-feira o ministro do Trabalho, Vieira da Silva no parlamento.

Do total de reformas antecipadas aprovadas ao abrigo deste regime, 11.435 (ou 77,9%) já têm decisão final e estão em pagamento, revela o documento entregue pelo ministro aos deputados da comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, onde está a ser ouvido.

Segundo acrescentou o ministro, a idade média destes pensionistas é de cerca de 61,5 anos, sendo que o valor médio da reforma ronda os 780 euros.

Governo vai corrigir "divergência" sobre aumento extraordinário das pensões no OE2019

O ministro do Trabalho comprometeu-se ainda a corrigir uma "divergência" e incluir uma norma no próximo Orçamento do Estado para que o aumento extraordinário das pensões seja incorporado no referencial dos valores mínimos das pensões.

"Iremos ultrapassar essa divergência no quadro do Orçamento de 2019, é um compromisso que estamos em condições de assumir", afirmou Vieira da Silva, na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, em resposta à deputada do PCP, Diana Ferreira.

A deputada tinha questionado o ministro sobre que medidas iriam ser tomadas para que o aumento extraordinário de pensões de agosto de 2017 fosse integrado no referencial do valor mínimo das pensões. Segundo explicou, esta situação criou "situações problemáticas", por exemplo, em sede de IRS.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!