Rui Rio com ordenado de 1500 euros por cargo na Ordem dos Contabilistas

Candidato à liderança do PSD é vice-presidente da Assembleia Geral da OCC. Presidente é socialista e ganha 2 mil.
14.12.17

O candidato à liderança do PSD ganha 1500 euros brutos mensais como vice-presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), desde 2013. No total, Rui Rio recebeu 21 mil euros ilíquidos por ano para estar presente na condução de três reuniões (uma em 2016 e duas em 2017). Os dados são avançados esta quinta-feria pelo jornal online Observador. Rio admite receber mensalmente 960 euros líquidos da OCC.

O artigo revela que presidente da Mesa da Assembleia da Ordem dos Contabilistas, o eurodeputado socialista Manuel dos Santos, ganha dois mil euros por mês. Manuel dos Santos chegou a ganhar cinco mil euros mensais mas viu o seu salário a baixar depois de ter perdido a pensão vitalícia como ex-deputado.

Os salários dos membros da Ordem dos Contabilistas Certificados estão a gerar polémica, uma vez que o bastonário ganhava 10 mil euros, o vice-presidente 6.100 e os cinco vogais cerca de cinco mil euros cada um, segundo avança o mesmo jornal.

Candidatura de Rui diz que este "não via razão para não receber".

Uma fonte oficial da candidatura de Rui Rio à liderança do PSD, em resposta às perguntas do Observador, diz que Rui Rio exerceu o cargo de vice-presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Contabilistas "a título completamente gratuito durante oito anos" enquanto foi presidente da Câmara Municipal do Porto. Quando saiu , passou a receber.

"A partir do momento em que abandonou funções públicas, [Rui Rio] passou a receber o vencimento estabelecido por quem de direito e que, neste momento, se situa em 960€ líquidos mensais, uma vez que estando na sua atividade privada, não via razão para continuar a não receber".

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!