Sub-categorias

Notícia

Saiba como combater a dor lombar

É uma das queixas mais comuns dos atletas de pelotão nas corridas.
Por Mário Figueiredo|15.02.18
  • partilhe
  • 1
  • +
Saiba como combater a dor lombar
Atleta Foto Getty Images
A dor lombar é uma das mais comuns entre os atletas do pelotão, aparecendo no final de cada treino e acarretando um ‘peso nas costas’. As causas estão identificadas e passam por movimentos incorretos durante a corrida.
A dor na parte mais baixa da coluna é provocada pela instabilidade lombar. Os músculos abdominais funcionam como uma cinta de proteção para a coluna. Sem o reforço desses músculos, a coluna torna-se instável e provoca a dor.

A atividade dos músculos extensores do tronco é fundamental para manter a coluna ereta. Daí a importância da postura direita do corpo durante a corrida. Muito inclinado para a frente ou para trás sobrecarrega a coluna, causando a dor.

A limitação do quadril também está relacionada com esse tipo de lesão. Se o movimento da articulação estiver limitado na fase de impulsão da passada (movimento em que a coxa está atrás do tronco), a coluna lombar aumenta a sua curvatura como compensação. Esta pressão nas articulações vertebrais leva a uma descompensação e à dor.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!