Sub-categorias

Notícia

Viana do Castelo: 10 milhões para renovar escola

A câmara de Viana do Castelo definiu como "uma das grandes prioridades" para 2012 avançar com a substituição, por 10 milhões de euros, da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, actualmente a funcionar em "péssimas condições".
30.11.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Viana do Castelo: 10 milhões para renovar escola
José Maria Costa é presidente da Câmara de Viana do Castelo Foto d.r.

A garantia foi avançada esta semana pelo presidente da autarquia, José Maria Costa, assumindo tratar-se de um objectivo que a câmara "tudo fará" para que comece a ser concretizado no próximo ano.

"É um dos grandes projectos de 2012. É uma escola que está em péssimas condições", sublinhou o autarca.

Permitirá ainda a fusão de três níveis de ensino na mesma escola, em pleno centro da cidade de Viana do Castelo.

O concurso foi aprovado pela edilidade em Julho, assumindo esta responsabilidade pela "dificuldade do ministério da Educação em conseguir lançar todos os projectos".

"Sempre que há oportunidade, os municípios avançam", acrescentou o autarca, lembrando que sendo a câmara a promover o concurso, a reabilitação da actual escola, frequentada por alunos do segundo e terceiro ciclo, beneficiará de um apoio comunitário total de 8,5 milhões de euros, ao abrigo da Bolsa de Mérito atribuída à Comunidade Intermunicipal do Alto-Minho.

"Foi a câmara municipal a preparar os projectos e a lançar agora o concurso, depois de aprovados pelo Direcção-Regional de Educação do Norte", sublinhou.

Além da beneficiação da actual escola, ao futuro espaço será acrescentada a valência de primeiro ciclo, fruto da prevista desactivação da Escola do Carmo, também no centro da cidade de Viana do Castelo, pelo que passará a receber cerca de 800 alunos em 38 turmas.

No total do valor da obra, a componente de ensino básico está avaliada em 1,6 milhões de euros, dos quais 240 mil euros serão suportados pelo município. A restante custará 8,4 milhões de euros e ao ministério da Educação caberá uma verba de cerca de 1,3 milhões de euros.

Esta obra só deverá arrancar no início de 2012, com a adjudicação dos trabalhos, e decorrerá durante 18 meses, estando por isso prevista a abertura da nova Escola Frei Bartolomeu dos Mártires no início do ano lectivo que arranca em 2013.  

"A vantagem é que os alunos da antiga escola primária poderão também utilizar a cantina, o pavilhão desportivo e algumas áreas mais tecnológicas, através desta partilha de espaços", rematou o autarca.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cm ao Minuto

pub