Sub-categorias

Notícia

Wikileaks: Interesse público justifica publicação

Os jornais ‘The Guardian’, ‘El Pais’ e ‘The New York Times’ justificaram esta segunda-feira com o interesse público a decisão de publicar detalhes de alguns dos mais de 250 documentos divulgados pelo ‘site’ Wikileaks.

29.11.10
  • partilhe
  • 0
  • +
Wikileaks: Interesse público justifica publicação
Jornais internacionais tiveram acesso às informações do Wikileaks Foto EPA/Marc Mueller

Todos os diários explicaram a forma como estão a analisar os documentos  - recebidos "há várias semanas" - e como decidiram, individualmente, que material usar no seu noticiário.    

Na fonte está um lote de documentos enviado ao Wikileaks no início deste ano e distribuído depois aos três jornais referidos e ainda ao ‘Le Monde ‘ de França e ao ‘Der Spiegel’ da Alemanha, na condição de todos respeitarem a mesma data de publicação. 

Os documentos -- o terceiro grande lote divulgado pelo Wikileaks, depois  de informação sobre as guerras no Afeganistão e no Iraque -- incluem telegramas enviados por mais de 250 embaixadas e consulados norte-americanos, incluindo  a embaixada em Lisboa. 

Trata-se de documentos classificados segundo vários níveis de segurança  e que incluem 90 mil confidenciais e 11 mil secretos.  

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias