Sub-categorias

Notícia

Workshops em Outubro

Das especiarias às artes em papel
11.10.17
  • partilhe
  • 0
  • +
As origens, usos e potencialidades das especiarias, e também duas técnicas artísticas ancestrais em que o papel tem um lugar central – a caligrafia japonesa e o papel marmoreado – são algumas das propostas do Museu do Oriente para o mês de Outubro.

A 25 de Outubro, destaque para a arte da caligrafia japonesa, cujo aperfeiçoamento é considerado uma metáfora para a própria vida, ao reflectir o estado de espírito do autor. Neste workshop, organizado em colaboração com a Fundação MOA, os participantes serão iniciados no ‘shodo’, o ‘caminho da escrita’, e nas suas principais técnicas. Seguindo a tradição nipónica, a inspiração virá da estação do ano em que nos encontramos e de um poema haiku, para desenhar um caractere sazonal.

A história, rotas comerciais e usos tradicionais das especiarias são o mote para o workshop que se realiza a 28 de Outubro, durante o qual serão mostrados e manuseados exemplares de todas as espécies estudadas. O programa inclui uma abordagem à história e geografia das principais regiões produtoras, as diferenças entre especiarias orientais, africanas e do Novo Mundo, as aplicações na farmacopeia e na culinária, bem como os constituintes químicos responsáveis pelas suas propriedades organolépticas.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de comunicados imprensa

pub