Sub-categorias

Notícia

Caixa Alfama: Quando o fado sai à rua

Dias 15 e 16 de Setembro mais de 40 fadistas voltam a celebrar a canção de Lisboa... no bairro do costume
Por Miguel Azevedo|12.09.17
Caixa Alfama: Quando o fado sai à rua
Alfama é linda e o fado embeleza-a ainda mais. Durante os próximos dias 15 e 16 de Setembro, não há rua ou ruela, não há beco ou largo, canto ou recanto, escada ou escadaria, não há porta nem janela onde não se faça ouvir o fado. Por ali, até as igrejas se transformam em palcos.

Se na primeira edição houve algum receio por parte de moradores e comerciantes em relação ao evento que se propunha a ocupar o espaço público, a verdade é que hoje o Caixa Alfama já faz parte da cartilha do bairro. Com seis mil moradores, Alfama vê quase duplicar as suas ‘gentes’, com todos os ‘forasteiros’ a serem tratados como se fossem da casa. Também o impacto na economia do bairro é um aspeto positivo, com tudo o que são tascas e restaurantes a registarem lotações esgotadas.

Inspirado no Festival Mexefest, em que um preço único de bilhete permite assistir a vários concertos em várias salas, o Caixa Alfama é o evento mais barrista a decorrer no país. A única dificuldade é mesmo escolher o que ver e ouvir, porque fado é a banda sonora de Alfama. "Quando o fado era cantado/ pelas tabernas de Alfama/ Ninguém diria que o fado/ viria a ter tanta fama", pode ler-se num azulejo antigo pintado à mão numa das ruas típicas do bairro.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!

Mais notícias

Mais notícias de Cultura

pub